Se você já se sentiu lesado depois de fechar com algum fornecedor, saiba que não está sozinho. Com poucos recursos de relacionamento e, muitas vezes apressado, o setor de compras da empresa pode fazer alguns negócios não muito vantajosos por conta da necessidade. Porém, dá para mudar isso!
Hoje a dica é para te ajudar na negociação com fornecedores. Neste conteúdo separamos 7 técnicas para conseguir o melhor custo benefício sem perder a segurança nas transações.
Confira!
1 – Adiante o que puder
Organize-se. Não deixe para realizar a cotação e compra de produtos na última hora. Adiantar essas demandas pode garantir menos custo, menos tempo de entrega e menos problemas com a qualidade do que foi adquirido.
Sem organização, sua empresa pode ficar sem o fornecimento do serviço ou do produto de que necessita e, em alguns casos, pode até ficar sem opções e acabar pagando bem mais caro por aquilo que precisa comprar.
2 – Não aceite a primeira oferta de cara
Grande parte do processo de negociação se dá após a apresentação da primeira oferta, que quase sempre não é a única. Ao invés de aceitar a oferta de cara, monte uma contra oferta ou peça que o fornecedor reavalie.
Lembre-o que a sua empresa é um parceiro de oportunidades, e que diminuindo esse valor a chance de fazer novos negócios é maior. Foque na parceria a longo prazo e dedique seu tempo em construir uma relação duradoura.
3 – Agilize as coisas com uso da tecnologia
Assinaturas, confirmações, informações sobre entrega e acordos não podem ser pedras no seu sapato. Não dependa de um encontro fixo ou ligação para resolver pequenas demandas.
Utilize a tecnologia e os canais digitais de informação para adiantar o processo e ganhar tempo com seu fornecedor. O WhatsApp está aí para isso! 😄
4 – Tenha sempre uma carta na manga
Sua carta na manga pode ser desde uma contraproposta até um outro fornecedor. Às vezes, mesmo depois de muito negociar, o seu fornecedor principal não conseguirá cumprir com seu desejo ou com determinado prazo estipulado. Por isso, já tenha listados alguns fornecedores locais que podem ajudar você de forma imediata e passe a ter mais opções na hora de negociar.
Isso pode baratear os custos e trazer alguns privilégios para sua empresa.
5 – Seja profissional
Na hora de negociar, deixe o lado emocional de fora da sala. Seja profissional e mantenha seu foco em conseguir o melhor para sua empresa de maneira justa e correta. Expressar nervosismo, raiva, medo ou insegurança nessas situações pode prejudicar a relação que você já construiu com esse fornecedor.
6 – Lembre que está negociando com um parceiro e não um concorrente
Complementando a dica anterior, nada de acreditar na ideia de que o outro lado envolvido na transação precisa “perder” para você “ganhar”. A essência da negociação é justamente o consenso entre as duas ou mais partes. Além disso, se trata de um parceiro de negócios e não um concorrente ou alguém que quer prejudicar sua empresa.
Portanto, desde o primeiro contato, estabeleça um objetivo: encontrar as melhores alternativas para sua empresa e para seu fornecedor. Toda negociação deve ser construída com harmonia, equilíbrio e muita conversa.
7 – Seja flexível
Antes de entrar em uma negociação, já estipule alguns limites que você pode flexibilizar. Sim, é muito importante ter um planejamento, mas nem sempre é interessante ficar restrito a apenas um valor. Defina aquilo que você não abre mão e também aquilo que você está disposto a negociar e agradar seu fornecedor.
Essas foram as dicas da Comercial EX para você melhorar sua relação com fornecedores durante as negociações. Aplique essas técnicas e conte para gente nos comentários o que achou deste conteúdo 😉
Até a próxima!
LEIA TAMBÉM: