Comercial Ex - Distribuindo Segurança para o Brasil - Solicite orçamento - [email protected]

Como identificar fios e cabos pela cor

Como identificar fios e cabos pela cor
27 de maio de 2024 adminwp
fios e cabos

Em uma rede complexa de fios e cabos, cada um desempenhando um papel específico no funcionamento do sistema elétrico. Sem uma identificação clara e precisa, é fácil cometer erros que podem resultar em danos aos equipamentos, riscos de incêndio ou até mesmo choques elétricos.

Qual a diferença entre fios e cabos elétricos?

Enquanto os fios têm apenas um filete metálico no seu interior e, por isso, possuem uma camada externa mais rígida para que não se quebre, os cabos são formados por vários fios entrelaçados, o que faz com que sejam mais flexíveis. Entretanto, ambos são igualmente bons condutores e cumprem o mesmo objetivo: conduzir a eletricidade entre dois pontos de um circuito elétrico.

Cores dos fios e cabos na instalação elétrica

No Brasil, as cores dos fios e cabos elétricos devem seguir o padrão da NBR 5410, norma regulamentada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). São elas:

Condutor neutro: Azul claro.

Condutor de proteção (fio terra): Verde e amarelo ou apenas verde.

Condutor com carga: Vermelho, preto ou marrom.

Fio de controle de sinalização: Laranja.

Fio de comunicação de dados: Cinza.

Contudo, é importante se atentar às exceções. Além de ser identificado como condutor neutro, o azul claro pode ser usado para outras funções se o circuito elétrico não possuir um condutor neutro ou se o cabo tiver um condutor periférico utilizado como neutro.

Na dúvida, lembre-se sempre de consultar as regulamentações locais e as normas específicas da sua região ou contatar um profissional qualificado para obter orientação adicional. Fale com a gente!