A importância da Unidade Seladora nos Flexíveis para Áreas Classificadas

A importância da Unidade Seladora nos Flexíveis para Áreas Classificadas
21 de Fevereiro de 2018 adminwp
Em Sem categoria

Conforme ABNT NBR IEC 60079-14 de 2016

  • As unidades seladoras devem ser fornecidas como parte do involucro à prova de explosão ou instaladas imediatamente ou o mais perto possível à entrada do invólucro à prova de explosão, utilizando-se uma quantidade mínima de acessórios.
  • Os eletrodutos devem ser instalados com unidades seladoras onde estes adentrem ou deixem uma área classificada, para evitar a transmissão de gases ou líquido de uma área classificada para áreas não classificadas. Não deve haver união ou outros acessórios de eletrodutos entre a unidade seladora e a fronteira da área classificada.

Por consequência destas definições não é permitida a instalação do eletroduto metálico flexível a prova de explosão diretamente ao involucro a prova de explosão, devendo ser instalado após a unidade seladora, o que descaracteriza a necessidade de nível de proteção “d” para sua aplicação em uma instalação Ex.

De acordo com o atual entendimento das certificadoras, o nível de proteção “e”, atende a aplicação pretendida para os eletrodutos flexíveis nas instalações em atmosferas explosivas de acordo com as normas ABNT NBR IEC 60079.

O Flexível a prova de explosão é fabricado dentro dos mais altos padrões de qualidade e técnico, e em atendimento aos regulamentos INMETRO, IECEx e ATEX. Fabricado com revestimento interno em NOMEX® e uniões dentro do padrão “d” com interstício de segurança (junta serrilhada), atende os requisitos de segurança para uma instalação dentro do estabelecido na ABNT NBR IEC 60079-1.

O Flexível Ex apresenta nível de proteção Gb para gases combustíveis e Db para aplicação com poeiras combustível.

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*