Comercial Ex - Distribuindo Segurança para o Brasil - Solicite orçamento - vendas@comercialex.com.br

Instalação De Materiais A Prova De Explosão Com Prensas Cabos

Instalação De Materiais A Prova De Explosão Com Prensas Cabos
19 de fevereiro de 2020 admin
Em Sem categoria

Conforme a norma da  ABNT NBR IEC 60079-0

É essencial que os sistemas de entradas de cabos estejam de acordo com todos os requisitos referenciados na Norma ABNT NBR IEC 60079-0 e na documentação do equipamento.

Prensa-cabos devem:

Ser apropriados ao tipo de cabo empregado;

Manter o tipo de proteção; e

Quando os cabos entrarem em equipamentos à prova de explosão, através de buchas de passagem à prova de explosão montadas nas paredes dos invólucros, que são partes do equipamento (entrada indireta), as partes das buchas de passagem à prova de explosão externas aos invólucros à prova de explosão devem ser protegidas de acordo com um dos tipos de proteção listados na ABNT NBR IEC 60079-0. Por exemplo, as partes expostas de buchas de passagem devem estar dentro de um compartimento de terminais, que deve ser à prova de explosão ou ser protegido pelo tipo de proteção ”e”. Podendo ser Ex d ou Ex e.

Prensa-cabos à prova de explosão, adaptadores e elementos de fechamento, possuindo roscas paralelas, podem ser montados com uma arruela de vedação entre o dispositivo de entrada e a parede do invólucro à prova de explosão, contanto que, após a arruela ter sido montada, o encaixe adequado da rosca é ainda alcançado. O encaixe da rosca deve ser de pelo menos cinco fios de rosca completamente encaixados. Graxa adequada pode ser utilizada, desde que não cure, seja não metálica e não combustível, e que qualquer aterramento entre os dois seja mantido.

Quando roscas cônicas forem utilizadas, a conexão deve ser feita com aperto por meio de ferramenta.

Furos adicionais não devem ser feitos em invólucros à prova de explosão.

Quando a dimensão da entrada roscada ou da furação for diferente do prensa-cabo, um adaptador à prova de explosão roscado de acordo com a ABNT NBR IEC 60079-1 deve ser montado conforme os requisitos detalhados acima. Entradas de cabo não utilizadas devem ser seladas com um elemento de fechamento à prova de explosão de acordo com a ABNT NBR IEC 60079-1.