É melhor prevenir do que remediar. A Comercial EX te mostra neste conteúdo como evitar acidentes de trabalho e prevenir prejuízos. Vamos abordar aqui acidentes relacionados a fogo e à explosão de áreas industriais e falar um pouco sobre as normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho.
O que caracteriza um acidente de trabalho
Fomos até a fonte oficial para explicar o que é um acidente de trabalho. Segundo o Tribunal Superior do Trabalho – TST, conforme dispõe o Art. 19 da Lei nº 8.213/91, “acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho”.
Além disso, doenças profissionais e/ou ocupacionais equiparam-se a acidentes de trabalho. O órgão também explica os casos de doença:
- Doença profissional, assim entendida a produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar à determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social.
- Doença do trabalho, assim entendida a adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente, constante da relação mencionada no inciso I.
Qual é o papel da empresa?
Monitorar, fazer vistoria e identificar alguma situação que esteja próxima de acontecer e demonstra perigo. Além disso, a empresa deve se certificar de que, em todo caso, o time de funcionários conhece o plano de evacuação do ambiente e os procedimentos que devem ser seguidos.
Ainda, a empresa deve evitar qualquer exposição desnecessária ao risco. Deve orientar o funcionário e investir em materiais elétricos à prova de explosão, a fim de evitar quaisquer consequências graves e irreversíveis.
É preciso ficar atento ao que dizem os funcionários, assim como estar aberto para receber feedbacks e ir em busca de soluções especializadas.
Dito isso, hora de anotar as dicas de como prevenir acidentes de trabalho!
Dicas práticas para evitar acidentes de trabalho
O objetivo aqui é proteger a todos e garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores, por isso, fique atento aos tópicos abaixo:
- Mapeie as áreas de risco da empresa: faça uma lista dos espaços que precisam de mais atenção e priorize a eliminação do risco.
- Tenha materiais elétricos à prova de explosão e conte com especialistas para ficar dentro das normas regulamentadoras. A prevenção de incêndio é um fator primordial e isso vai desde os equipamentos de combate ao fogo, como extintores, sinais sonoros e saídas de emergência, até treinamento da equipe sobre brigada de incêndio.
- Realize treinamentos com os funcionários: invista em cursos e palestras sobre segurança no trabalho, fomentando a cultura do zelo para os colaboradores e promovendo diálogo.
- Divulgue os riscos da operação: seus funcionários devem conhecer todos os riscos a que estão submetidos.
- Incentive o uso de EPIs: os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) garantem mais segurança para cada colaborador de forma pessoal e também ajudam a criar consciência da importância de se proteger em áreas de risco.
Com a empresa em dia com a proteção e a segurança dos funcionários e de suas instalações, seu time sentirá mais confiança para trabalhar e isso pode inclusive aumentar a produtividade. Tire suas dúvidas com a nossa equipe de especialistas. A Comercial EX fica à disposição!